LIMA – PACHACAMAC – PARACAS – HUACACHINA – NAZCA – AREQUIPA – VALE DO COLCA – LAGO TITICACA – VALE SAGRADO – ÁGUAS CALIENTES – MACHU PICCHU
1º dia, 01.09, segunda – PORTO ALEGRE/LIMA – Apresentação para embarque entre 2h30 e 3h00 antes do horário previsto para o voo. Receptivo no aeroporto de Lima e traslado ao hotel. Livre. Sugerimos uma visita a um dos inúmeros museus que mostram coleções das diversas culturas pré-colombianas.
(voo LA2423 – POA/LIMA – 07:35/10:40).
2º dia, 02.09, terça – LIMA – Após o café da manhã, City Tour Lima Colonial e Moderna. Tempo Livre.
3º dia, 03.09, quarta – LIMA/PACHACAMAP/PARACAS – Traslado ao hotel de Paracas. Em trânsito visitaremos o sítio arqueológico de Pachacamac, um dos sítios arqueológicos mais impressionantes da costa Central do Peru. Voltaremos no tempo das antigas civilizações andinas. Pacha Kamac, na mitologia inca é uma divindade associada aos fenômenos vulcânicos sobre a crosta terrestre. Na língua Quíchua significa criador do universo, onde pacha significa universo, mundo ou terra e Kamak significa criador. Chegada no final da tarde em Paracas. Instalação em hotel.
4º dia, 04.09, quinta – PARACAS/HUACACHINA/NAZCA – Café da manhã e saída para o tour de navegação circundando as Ilhas Ballestas, uma das reservas naturais mais importantes do Peru. Elas são consideradas uma mini Galápagos. Abrigam grande quantidade de leões marinhos e aves, inclusive o pinguim de Humboldt. Aqui também é avistado o famoso geoglifo “El Candelabro”, similar às linhas de Nazca, desenhado na montanha em baixo relevo. À tarde, saída para Nazca. Em trânsito visitaremos a Huacachina, um verdadeiro oásis no deserto costeiro peruano. Opcional um passeio sobre dunas de areia com centenas de metros (turismo aventura) em veículos tipo buggy. Chegada à noite e instalação em hotel.
5º dia, 05.09, sexta – NAZCA – Após o café da manhã, saída para visita à parte arqueológica, incluindo o cemitério de Chauchilla, no departamento de Ica. Trata-se de uma necrópole da época pré-incaica. Neste cemitério a céu aberto, podemos ver restos da antiga civilização na forma de fragmentos de cerâmica, têxteis e múmias que estão em bom estado de conservação, graças ao clima árido do deserto de Nazca. É o único sítio arqueológico peruano em que podemos observar as múmias em suas tumbas originais.
Em Nazca, teremos como opcional o sobrevoo, que é feito em pequenos aviões para a observação das famosas linhas. Muitos desses geoglifos têm mais de 2.000 anos. Aqui, cada um pode mergulhar nas teorias mais fascinantes sobre o possível propósito dessas figuras enigmáticas. Desde calendários astronômicos até mensagens codificadas para as divindades, cada linha e figura oferece uma janela para a mente criativa dos antigos habitantes da Pampa de Nazca. Vários dos geoglifos representam elementos da natureza, expressos em gigantescos desenhos feitos pelos povos da época. Também está prevista a visita aos aquedutos de Cantalloc, consideradas uma das obras de engenharia hidráulica mais destacadas do mundo, construídas no meio do deserto pela antiga cultura de Nazca (200 d.C. – 700 d.C.). Eles estão localizados a 4 km ao norte de Nazca, nos vales de Nazca, Taruga e Las Trancas. O tour arqueológico é complementado com uma visita a parte dos 42 aquedutos subterrâneos de Cantalloc, muitos dos quais ainda estão operacionais hoje, algo que começou no período pré-inca.
6º dia, 06.09, sábado – NAZCA/AREQUIPA – Café da manhã embarque da bagagem e saída para Arequipa com chegada prevista para a noite. Instalação em hotel.
7º dia, 07.09, domingo – AREQUIPA/CHIVAY – Após o café da manhã embarque da bagagem e City Tour por Arequipa, a Cidade Branca, lendária e histórica, onde a nobreza respira sob a eterna vigilância de seus vulcões. Estão presentes nos muros e paredes das ruas, dos edifícios e das igrejas pedras que foram meticulosamente encaixadas. Sua geografia maravilhosa nos presenteia com um vale fértil e cânions profundos. O centro histórico é ancorado pela Plaza de Armas, uma praça principal imponente ladeada ao norte pela Catedral Basílica neoclássica, construída no século XVII, que abriga um museu com objetos religiosos e obras de arte e pelo Mosteiro de Santa Catarina. Para os habitantes da cidade branca, os vulcões não são apenas elementos da paisagem, mas símbolos de identidade e fonte de inspiração. Eles moldaram a geografia, a cultura e a história da cidade. Sua imponente presença continua sendo uma fonte de admiração e respeito tanto para os residentes quanto para os visitantes. Logo após o almoço viagem ao Vale do Rio Colca. Instalação em hotel.
8º dia, 08.09, segunda– VALE DO RIO COLCA/PUNO – Café da manhã e visita ao Vale do Colca. É considerado um dos mais profundos do planeta com seus 4.160 metros desde o topo até a base. Conserva belos terraços agrícolas desde o Império Inca e a população local conserva a suas tradições. É o melhor lugar da América do Sul para observar o voo do condor com impressionantes 3 metros de envergadura. Vários mirantes para a observação e a parada no Mirante Cruz del Condor. Visita ao vilarejo bem pitoresco. À tarde viagem a Puno. Chegada à noite e instalação em hotel.
9º dia, 09.09, terça – PUNO – Café da manhã. Tour de navegação com visita às ilhas flutuantes de Los Uros e Taquile. Este Tour de pelo Lago Titicaca nos permitirá mergulhar nesta maravilha natural e seus atrativos sem perder nenhum detalhe. Nesta ocasião, você poderá conhecer o renomado artesanato da Ilha Taquile, as impressionantes Ilhas Flutuantes de Uros. Muita história, grandiosidade e riqueza natural fazem do Lago Titicaca um dos lugares mais instigantes do Império dos Incas. As ilhas de palha formam conjunto de 68 ilhas artificiais e flutuantes no Lago Titicaca. Uros diz respeito ao povo que habita as ilhas. Eles são descendentes dos Aymarás e sua origem é mais antiga que a dos Incas. Taquile é conhecida por sua rica história, cultura vibrante e belas paisagens. E está situada no extremo norte do Lago Titicaca, próximo à fronteira com a Bolívia. (Almoço incluso)
10º dia, 10.09, quarta – PUNO/CUZCO – Café da manhã, embarque da bagagem e viagem a Puno No percurso passaremos por vários povoados pitorescos e paisagens agrícolas. Parte do percurso faz parte da Rota Barroca ou do Sol e possui ruínas que datam do período incaico ou pré-incaico. Destaque para Raqchi com seu parque arqueológico destacado pelo Templo de Wiracocha. Durante a visita, poderemos explorar diferentes estruturas, como o impressionante templo Inca, as qolqas ou armazéns, o banho inca, entre outros. (prever ingressos em separado a serem pagos localmente). Almoço em trânsito incluso. Chegada no final da tarde e instalação em hotel.
11º dia, 11.09, quinta – CUZCO/VALE SAGRADO – Café da manhã. Saída ao Vale Sagrado que tem como destaque Ollantaytambo assentamento pré-colombiano mais antigo do Vale Sagrado. Então, estudiosos assumem que os Incas podem tê-lo construído no topo das antigas ruínas e expandiram a cidade pré-existente. A estrutura gigante é uma das construções mais imponentes do Vale Sagrado dos Incas. O local funcionou como um centro administrativo e cerimonial, que se transformou em uma fortaleza durante o processo de colonização. Já Pisac é um complexo arqueológico que se divide em vários edifícios e setores, além de túneis, ponte, depósitos, aquedutos, cemitério, torres, templos e terraços agrícolas, além de oferecer uma visão magnífica do vale e da cidade. Aqui também se destaca uma feira indígena. Para completar visitaremos uma das cidades mais culturalmente diversas de toda a região, Chincheros e o local já foi o estado real de Tupac Yupanqui um dos imperadores. No final da tarde instalação em hotel.
12º dia, 12.09, sexta – VALE SAGRADO/MACHU PICCHU/CUZCO – Café da manhã e visita a Machu Picchu. a misteriosa cidade dos Incas que mistura o real e o imaginário em doses perfeitas de natureza, cultura e misticismo. É considerada Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade. A cidade foi construída a cerca de 2.400m de altitude, no topo de uma grande montanha com abismos que chegam a 400m e possui uma área de um quilômetro quadrado. Durante quatro séculos ficou escondida na selva, conhecida apenas pelos moradores locais, que sabiam da existência de uma cidade em ruínas. Era considerado um local sagrado pelos Incas, principalmente por unir os Andes ao poderoso Rio Amazonas (Rio Urubamba). É marcada pela perfeição das construções com pedras encaixadas milimetricamente, sem nenhum tipo de material que pudesse uni-las. Impressionam também os seus terraços e a vegetação no seu entorno.
13º dia, 13.09, sábado – CUZCO/SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS – Café da manhã e tour em Cuzco e Sítios arqueológicos. Faremos um city tour a pé pelo centro combinado com visita ao Templo do Sol (Koricancha). O Templo do Sol era um recinto sagrado construído pelos incas para homenagear e oferecer oferendas ao sol dentro de Machu Picchu. Esta estrela era uma das divindades mais importantes da civilização inca. Assim, somente os sacerdotes e a elite do império podiam entrar neste templo. Após visitaremos os sítios arqueológicos localizados no entorno da cidade. São destaque Sacsaywamán que indiscutivelmente, foi e ainda é até os nossos dias uma majestosa obra de arquitetura e engenharia Inca, construído c
onstruída entre os séculos XIV e XV. As suas estruturas foram posicionadas de maneira a não deixar de fazer parte do lugar em que se erguem, integrando-se profundamente e harmoniosamente à então sagrada categoria da paisagem, resultando em um colossal altar à natureza. Já Qenqo, foi um importante recinto religioso inca, no qual se realizavam cerimônias em honra aos deuses maiores da cultura inca. Outros sítios arqueológicos são Pucapucara, que abriga diferentes recintos, como praças, canais de água, banhos, terraços e até mesmo uma antiga estrada inca e Tambomachay, que foi destinado ao culto à água e local de descanso.
14º dia, 14.09, domingo – CUZCO/LIMA – Dia destinado a visita aos museus utilizando-se do bilhete turístico ou a opcionais ou atividades pessoais. No final da tarde traslado ao aeroporto de Cuzco para voo a Lima e conexão. (voos LA2218 – CUZ/LIM: 20:00/21:25 + LA 2422 – LIM/POA: LA 2422 – 23:50/06:25 + 1).
15º dia, 15.09, segunda – PORTO ALEGRE – Chegada pela manhã.
HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES: LIMA: Allpa Hotel e Suítes ou Hotel Ikonik; 2) PARACAS: Posada Emancipador; 3) NAZCA: Hotel Alegria; AREQUIPA: Casona Plaza; VALE DO COLCA: Casona Plaza Hotel Ecolodge; PUNO: Casona Plaza; CUZCO: Casona Plaza.
INCLUSO NO PREÇO:1)Tkts aéreos POA/LIM // CUZCO/POA; 2) transporte turístico entre Lima/Paracas/Nazca/
Arequipa/Vale do Colca/Puno/Cuzco; 3) traslados de chegada em Lima e saída de Cuzco; 4) City tour em Lima, Arequipa e Cuzco; 5) tour navegável com entrada na Reserva Nacional de Ballestas em Paracas; tour a Chauchilla com Aquedutos de Cantalloc e visita a Huacachina e Pachacamac, Vale do Colca, Nazca, Vale Sagrado e Machu Picchu conforme descritos no roteiro; 6) 13 diárias de hotel com café da manhã e uma em forma de day use no último dia em Cuzco; 7) Guia acompanhante a partir de 15 passageiros.
NÃO INCLUSO: seguro viagem, igrejas e serviços não citados como inclusos.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 1) O documento de viagem é o RG civil ou a chamada Carteira de identidade em boas condições ou passaporte em prazo de validade. No ato da reserva, é obrigatória a cópia do documento a ser utilizado na viagem para os hotéis e passeios; 2) o sobrevoo às linhas de Nazca tem um custo estimado entre US$ 95,00 e USD 100,00 com as taxas sendo necessário consultar antecipadamente a disponibilidade.
TABELA EM DÓLARES AMERICANOS US$ E POR PESSOA (tarifa promocional até 31.03.25)
CONDIÇÕES | APTO DUPLO/TRIPLO | APTO SGL |
À Vista | 2.784,00 | 3.356,00 |
4 X no cheque pré, pix ou boleto | 696,00 | 839,00 |
4 Vezes nos cartões | 719,00 | 867,00 |
1 ENTRADA + 5 X | 489,00 | 590,00 |
1 ENTRADA + 7 X | 374,00 | 451,00 |
Taxas e entradas* | 158,00 | 158,00 |
Data da tabela: 11.11.24 – sujeita a alteração sem prévio aviso
*Os ingressos inclusos correspondem ao Templo do Sol (Koricancha), Bilhete Turístico (BTC) de Cuzco e Vale Sagrado, Vale do Colca, Ilhas Ballestas, Pachacamac e Chauchilla e Cantalloc, Raqchi e Mosteiro de Santa Catalina e devem ser acrescidos ao valor da entrada.
ESTÂNCIAS JESUÍTAS – MENDOZA – VALE DO UCO E VINHEDOS – SANTIAGO DO CHILE – VIÑA DEL MAR – SANTA FÉ
SÃO LUÍS – BARREIRINHAS – LENÇÓIS MARANHENSES – RIO PREGUIÇAS E CABURÉ – DELTA DO PARNAÍBA – JERICOACOARA – FORTALEZA
PETROLINA – SÃO RAIMUNDO NONATO – SERRA DA CAPIVARA – SERRA BRANCA – SERRA TALHADA – JUAZEIRO DO NORTE
FERNANDO DE NORONHA E RECIFE