GUAYAQUIL – CUENCA – INGAPIRCA – ALAUSI COM TREM NARIZ DEL DIABO – AV DOS VULCÕES – BAÑOS – QUITO COM MITAD DEL MUNDO – ROSEDAL – GALÁPAGOS
1º dia, 30.08, sábado – PORTO ALEGRE/LIMA/GUAYAQUIL – Apresentação no aeroporto de Porto Alegre até 02h30 antes do embarque para voo a Guayaquil com conexão em Lima. Receptivo no Aeroporto José Joaquin de Almedo. Traslado ao hotel. Livre. Sugerimos uma caminhada pela beira do Rio, o Malecon.
2º dia, 31.08, domingo – GUAYAQUIL/CUENCA – Café da manhã, embarque da bagagem e City Tour pela cidade de Guayaquil. Ela é conhecida como a “Pérola do Pacífico”. Foi criada na metade do século XVI como defesa contra os ataques piratas. Pouco tempo depois se destacou como porto de carga e polo comercial do país. subindo pela Cordilheira dos Andes e cruzando pelo Parque Nacional de Cajas. Instalação em hotel no final da tarde. Após o almoço (não incluso) saída para Cuenca e chegada no final da tarde. Instalação em hotel. Livre.
3º dia, 01.09, segunda – CUENCA –– Café da manhã e City tour pela cidade colonial, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Possui uma com atmosfera receptiva e tranquila. É famosa por seu centro histórico e pelos chapéus do Panamá produzidos em suas fábricas. Entre as muitas igrejas está a catedral da Imaculada Conceição. Já a Catedral Nova é uma das mais bonitas e se harmoniza com os outros prédios históricos do Parque Calderón, a principal praça da cidade. (almoço incluso).
4º dia, 02.09, terça – CUENCA/INGAPIRCA/ALAUSI – Após o café da manhã, no primeiro horário saída para Alausi. Em trânsito visitaremos sítio arqueológico de Ingapirca, parte da história pré-colombiana do Equador e que pertenceu ao Império Inca. Ela é considerada o mais bem conservado sítio arqueológico do país. Com rochas cortadas em forma de trapézio se assemelha em parte como às ruínas de Machu Picchu e está situada no ponto final da Trilha Inca do Equador. Exuberante é o Templo do Sol bem e aqui podemos também ver o observatório astronômico que pertenceu aos incas e cañaris. Após a visita, saída para Alausi. No caminho e em boas condições climáticas poderemos observar um dos mais exuberantes vulcões do Equador, o Chimborazo, sendo considerada a mais alta montanha do país e do mundo, se medida desde o topo até o centro da Terra. Parada para visita à linda igreja de Balbanera, histórica, a primeira do Equador, construída em rocha vulcânica, simples, mas imponente. Chegada à tarde e Instalação em hotel.
5º dia, 03.09, quarta – ALAUSI/BAÑOS – Café da manhã. Tour Trem Nariz del Diablo. A viagem neste trem histórico é uma maravilha da engenharia e proporciona vistas impressionantes da cordilheira e vale. Aqui, o maior obstáculo pelas obras da ferrovia transandina foi o Nariz do Diabo, uma montanha com paredes quase perpendiculares. Foi construída uma estrada de ferro em zigue-zague que supera uma diferença de altitude de 500 metros em apenas 12 km de subida e descida vertiginosa. Vista espetacular da bacia do rio Chanchán e as tradições e visão de mundo dos Puruhuas em Sibambe. O trajeto do trem é Alausi/Sibambe/Alausi e no final do primeiro trecho poderemos visitar um pequeno museu de sítio e apreciar uma apresentação de danças da cultura local. No retorno retomaremos o nosso ônibus para uma viagem a Baños, cidade conhecida pelas suas águas termais. Chegada à tarde e instalação em hotel. Acesso a zona de piscinas, sauna, banho turco e áreas verdes de áreas de esportes de uso múltiplo, karaokê e mesas de bilhar. (Jantar incluso).
6º dia, 04.09, quinta – BAÑOS/AVENIDA DOS VULCÕES/QUITO – Após o café da manhã continuamos pela Panamericana para percorrer a Avenida dos Vulcões, onde poderemos visualizar vários deles, sendo que a maioria ainda se encontra em plena atividade. O principal deles, o Cotopaxi está a quase 6000 m de altitude e empresta o nome ao Parque Nacional. É um dos mais altos e ativos do mundo. Desde 1738 já ocorreram mais de 50 erupções neste vulcão. No seu entorno encontram-se numerosos vales e o vulcão Rumiñahui que faz parte do complexo. Observam-se os fluxos de lava e depósitos de cinzas vestígios das erupções mais recentes. Prevista uma caminhada de leve a moderada pela Lagoa de Lipiopungo. Almoço previsto no interior do parque (incluso). Após, saída para Quito com chegada no final da tarde ou à noite.
7º dia, 05.09, sexta – QUITO – Café da manhã e visita à Quito Colonial e Moderna com visita da parte comercial e Centro Histórico onde estão construções erguidas a partir do século XVI. A maior parte do trajeto é feito a pé. Nesta parte central da cidade está bem expresso a força do que é a América Latina. Há uma grande quantidade de igrejas: da Companhia de Jesus, a Catedral Metropolitana, a Basílica do Voto Nacional e a igreja de São Francisco. Duas praças são destaque, a da Independência com o Monumento à Independência e o Palácio do Governo e a Praça Grande. Com arquitetura colonial é interessante a viela chamada de “La Ronda” com muitos restaurantes e uma gastronomia farta. Como pano de fundo observa-se uma peculiar elevação, “El Panecillo”, em forma de pãozinho, que homenageia a Virgem de Quito em estátua.
8º dia, 06.09, sábado – QUITO/IMBABURA/OTAVALO/QUITO – Tour de dia inteiro à região de Imbabura, primeira região tombada como Geoparque pela UNESCO no Equador. Visita a Cotacachi onde se localiza o vulcão de mesmo nome e que está extinto. Na cidade de Otavalo se encontra a feira indígena, considerada a maior da América Latina. A cidade é chamada de “Jóia Cultural”. Tem beleza colonial e uma população vestida com trajes típicos. O mercado de rua é intenso e acontece na Plaza de los Ponchos. Nas compras é muito bom pechinchar. Retorno a Quito no final da tarde.
O Equador recebeu do Mercado de Flores de Amsterdã por três anos consecutivos o título de país com as melhores rosas do mundo. Vamos conhecer uma delas numa comunidade da região. Desde o plantio até a embalagem final. Retorno a Quito no final da Tarde.
9º dia, 07.09, domingo – QUITO/MITAD DEL MUNDO/QUITO – Café da manhã. Hoje visitaremos a “Ciudad Mitad del Mundo” que é uma área de propriedade da prefeitura da província de Pichincha e está localizada na freguesia de San Antonio, no cantão de Quito, 26 quilômetros ao norte do centro da cidade. Tem esse nome porque se encontra geograficamente sobre a linha imaginária do Equador e que divide o planeta em dois hemisférios, norte e sul. Oportunidade interessante para os experimentos aqui derivados para equilibrar uma moeda e um ovo ou simplesmente ver o giro da água. A cidade também dispõe de um planetário e museu (ingressos inclusos). Um bom lugar para compra do rico e variado artesanato. Retorno à tarde ao hotel.
10º dia, 08.09, segunda – QUITO/GALÁPAGOS – No momento oportuno traslado ao aeroporto de Quito para voo a Galápagos. Bem-vindo ao aeroporto Ecológico de Galápagos na Ilha de Baltra de construção sustentável dando uma maior qualidade ambiental com mínima dependência energética e contando com estratégias bioclimáticas para o condicionamento natural com a utilização de energias renováveis. Trâmites aduaneiros e pagamento de taxa única de permanência no Parque. Você está no Parque Nacional de Galápagos, “Tierra de Darwin”. As ilhas são tombadas como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1978 e situam-se no Oceano Pacífico, a cerca de 1000 km da costa equatoriana. As muitas ilhas e ilhotes são considerados “museu vivo e único da evolução das espécies”. Traslado através dos ônibus “Lobito”, padronizado a todos os passageiros, até o Canal de Itabaca e travessia em balsa até a Ilha de Santa Cruz. Em
veículo turístico e em trânsito à cidade de Puerto Ayora, visita à uma estância de tartarugas gigantes terrestres que vivem em ambiente natural, e túneis de lava, testemunho de um passado geológico bastante vulcânico
11º dia, 09.09, terça – GALÁPAGOS/ILHA DE SANTA CRUZ – Pela manhã, tour de navegação pela Ilha de Santa Cruz com parada e descida para conhecer a parte da ilha, principalmente a fauna. Tarde livre. Sugerimos um trekking de 1200 metros para ida e 1200 para a volta à praia de Tortuga Bay com interessante trecho de floresta de cactos. Trilha sem muita dificuldade por uma calçada no meio da vegetação até se chegar à praia. Retorno no final da tarde. Oportunidade para banho de mar.
12º dia, 10.09, quarta – GALÁPAGOS/TOUR DE NAVEGAÇÃO – No momento oportuno traslado ao píer de onde partem os barcos para os tours diários para uma das seguintes ilhas e conforme a disponibilidade: Pinzon ou Santa Fé (para outras ilhas consultar-nos). Este tour poderá ser trocado por uma viagem à Ilha Isabela para visita com trekking ao Vulcão Sierra Negra (necessários dois dias, ida e volta). Poderá haver diferença tarifária (Sob consulta).
13º dia, 11.09, quinta – GALÁPAGOS – Dia destinado a opcionais.
14º dia, 12.09, sexta-feira – GALÁPAGOS – No momento oportuno traslado ao aeroporto de Baltra para voo a Guayaquil ou Quito para Conexão.
Serviços inclusos: 1) transfer in/out em Galápagos e in em Guayaquil; 2) em Galápagos visita à parte alta com Reserva Natural das tartarugas gigantes e um tour de navegação de meio dia sem almoço + um tour diário de dia inteiro com almoço à bordo numa das ilhas conforme mencionado no roteiro; 3) tours em Imbabura/Otavalo e Quito com Linha do Equador; 4) tour Avenida dos Vulcões; 5) visita a Ingapirca; 6) visita ao Parque Nacional de Cotopaxi com almoço; 7) City Tour em Guayaquil, Cuenca e Quito); 8) passeio de trem Nariz del Diablo; 09) Tour a Otavallo e região de Imbabura; 10) Tour Mitad del Mundo; 11) ingressos: catedral de Quito e Cia de Jesus, catedral de Cuenca, Parque Nacional de Cotopaxi, Ingapirca; 12) fazenda de rosas; 13) transporte terrestre privado na parte continental com guia em espanhol; 14) 13 diárias de hotel com café da manhã; 15) coordenador de grupo a partir de 15 passageiros na parte continental e assistência do receptivo em Galápagos; 16) 2 almoços e 1 jantar no continente e um almoço no arquipélago (na navegação do tour diário); seguro viagem.
Não inclusos: 1) refeições nos passeios exceto as informadas como inclusas; 2) taxa do Parque Nacional de Galápagos de USD 100,00 para passageiros do Mercosul e USD 200,00 para de outros países + a taxa de controle no arquipélago de USD 20,00, igual a todos e valores sujeitos a atualização pelo governo local; 3) quaisquer outros serviços não citados no roteiro como inclusos.
Hotéis previstos ou similares:
1) Quito: Ikala (https://www.ikalaquitohotel.com);
2) Cuenca: El Dorado Hotel (https://www.eldoradohotel.com.ec/);
3) Alausi: El Molino (www.hotelelmolino.com.ec/alausi);
4) Baños: Monte Selva (https://monteselva.com);
5) Guayaquil: Ibis Styles (www.ibisstylesgye.com);
6) Puerto Ayora: Ninfa (https://hotelninfa.com.ec).
PREÇO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
(por pessoa e Dólares Americanos, tarifa promocional até 31.03.25 para reservas efetuadas até 28.02.25)
CONDIÇÕES | APTO TRIPLO | APTO DUPLO | APTO SGL |
À Vista | 2.196,00 | 2.276,00 | 3.044,00 |
4 Vezes no cheque pré, pix ou boleto | 549,00 | 569,00 | 761,00 |
1 entrada + 3 vezes nos cartões | 565,00 | 586,00 | 784,00 |
1 + 5 Vezes | 388,00 | 403,00 | 538,00 |
1 + 7 Vezes | 295,00 | 306,00 | 409,00 |
Adicional de seguro – até 64 anos | R$ 45,00 | R$ 45,00 | R$ 45,00 |
Adicional de seguro – 65 a 75 anos | R$ 150,00 | R$ 150,00 | R$150,00 |
Data da tabela 04.02.25 (sujeita à alteração sem prévio aviso).
ESTÂNCIAS JESUÍTAS – MENDOZA – VALE DO UCO E VINHEDOS – SANTIAGO DO CHILE – VIÑA DEL MAR – SANTA FÉ
SÃO LUÍS – BARREIRINHAS – LENÇÓIS MARANHENSES – RIO PREGUIÇAS E CABURÉ – DELTA DO PARNAÍBA – JERICOACOARA – FORTALEZA
PETROLINA – SÃO RAIMUNDO NONATO – SERRA DA CAPIVARA – SERRA BRANCA – SERRA TALHADA – JUAZEIRO DO NORTE
FERNANDO DE NORONHA E RECIFE